フェルナンダ・リマのインスタグラム(fernandalima) - 10月9日 06時23分


Gosto de observar as crianças.
Elas são puras, inocentes, o sorriso transborda, os olhos brilham. Mas quando é mesmo que uma criança perde sua autenticidade e se torna obediente, robótica, cópia mal acabada de adultos frustrados e tolhidos? Suspeito que é quando projetamos nela a nossa criança oprimida e ferida que mora lá dentro e deixamos “escapar” de nós mesmos transbordando em nossos filhos. Essa é uma zona cinza e de responsabilidade do adulto, pois este já teve, através da sua própria experiência, a possibilidade de elaborar.
Então, como estabelecer regras sociais básicas sem transformá-los em mini adultos sem segurança, sem sonhos, sem graça? Na minha experiência como mãe, grávida duas vezes de três filhos num espaço de 12 anos, tive oportunidade de aprender e ser melhor na segunda chance. Nunca fui mãe que gritou ou levantou a mão. Mas na primeira maternidade tinha comparação entre os filhos, chantagem e até “cantinho do pensamento”, prática que vem sendo abolida. Fui entendendo que chamar uma criança de chata, deixa gravado na mente dela uma informação que vai acompanhá-la pro resto da vida.
E o quanto pode ser nocivo fazer fofoca da criança na frente dela? No mínimo é feio e um péssimo exemplo, receita para ela não confiar em você.
Protegê-la de noticiários horrendos na TV, cenas de pornografia, abuso físico ou psíquico, brigas e gritaria, vai formar um adulto certamente mais saudável emocionalmente.
Há quem virá aqui dizer que apanhou na infância e sobreviveu, o que “per si” já é um sintoma, afinal quem quer sobreviver, minha gente? Viver bem não é suficiente? Que tal quebrar esse ciclo?
Claro que existem situações limites, cidades, bairros, escolas com muita violência, lares com álcool e outras drogas, onde crianças são submetidas à uma exposição horrenda e cruel. Mas sempre há esperança de um adulto, algum que seja, uma mãe, uma avó, uma tia, às vezes ate um pai que possa protegê-la e dar a ela o que precisa: acolhimento, compreensão, criatividade, ludicidade e amor... Ah, o amor.

(continua nos comentários)


[BIHAKUEN]UVシールド(UVShield)

>> 飲む日焼け止め!「UVシールド」を購入する

34,593

636

2023/10/9

フラビアアレッサンドラのインスタグラム

フェルナンダ・リマを見た方におすすめの有名人